Quem somos?

Somos um dos primeiros clubes de assinaturas de livros a priorizar a rotatividade de livros seminovos. A ideia surgiu depois que os dois sócios, Eduardo e Luan, perceberam que muitas pessoas ainda alugavam livros em bibliotecas municipais. Partindo dessa premissa, pensaram o seguinte: Porque o leitor não pode ficar com o livro? Foi aí que começaram a desenvolver o projeto que daria asas a esse Tour literário.

A história da empresa

  • A história pré-Literatour

Eduardo Machion e Luan Lima, CEOs do Literatour, se conheceram no Orkut, rede social onde dividiram suas experiências sobre o universo da escrita. Foi graças a essas primeiras conversas que ambos se conectaram devido à paixão pelos blogs, mídia onde ambos escreviam. 

Eduardo sempre foi aficionado pelo tema e até mesmo mergulhou em outras narrativas quando criou um canal no YouTube. Mas claro, sempre inspirado por obras da sua categoria literária preferida: pessoas. Graças a esse gosto, ele se aventurou bastante em livros de desenvolvimento pessoal e empreendedorismo. 

Luan também sempre teve uma paixão pelos blogs e seu mergulho foi diretamente à literatura como conhecemos, pois ele escreveu um livro! Sua obra ainda não foi publicada, mas Luan queria deixar um legado para a literatura brasileira. E foi a partir dessa vontade que ambos identificaram uma lacuna no mercado…

  •  O que é o Literatour? 

Os dois perceberam que muitas pessoas ainda alugavam livros em bibliotecas municipais, mas tinham que devolvê-los depois de um período. Tendo isso em mente, eles fizeram a pergunta que deu asas ao Literatour: porque o leitor não pode ficar com esses livros? 

Eduardo e Luan começaram a estudar o mercado literário e descobriram que os brasileiros consumiam livros usados. Além disso, eles constataram que existem muitos clubes de assinatura, mas nenhum a baixo custo e que comercialize obras seminovas e usadas. 

Assim, os dois agora empreendedores decidiram criar o Literatour investindo na ideia de captar títulos seminovos e usados de sebos. Com isso, eles conseguiriam oferecer caixinhas com livros e brindes literários que gerariam um serviço único aos seus assinantes. 

No entanto, o grande diferencial não estava no valor financeiro, mas sim na experiência personalizada. Afinal, não trabalhamos com editoras ou outros agentes externos. Nós acreditamos que VOCÊ deve escolher a sua viagem literária e por isso temos uma curadoria especializada que seleciona os livros a partir do que o tripulante predetermina. 

  • Democratizar a literatura no Brasil: a missão do Literatour

Luan e Eduardo nasceram no Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. E quem mora nesses estados não imagina como é difícil encontrar títulos específicos em livrarias fora da região sul ou sudeste. 

Após algum tempo de trabalho, ambos perceberam que essa é uma realidade enfrentada por milhares de leitores brasileiros. Afinal, muitos deles precisam pagar caro em uma compra virtual para receber um livro novo. E quando esse problema foi encontrado, democratizar a literatura no Brasil se tornou uma missão da empresa. 

Nosso objetivo é enviar ainda mais Tours para todas as regiões do país e receber cada vez mais feedbacks positivos sobre isso. Um bom exemplo é que muitas pessoas das regiões norte e nordeste já nos relataram ter ficado bastante felizes ao receber livros que infelizmente nunca encontraram nas livrarias locais. 

A nossa visão é se tornar o maior clube literário de assinatura no Brasil, tendo capilaridade e oferecendo leituras de qualidade em todas as regiões do país. E claro, sem abrir mão dos nossos valores.